Lectio Divina

                           

A Lectio Divina, no latim ou Leitura Divina é uma forma de leitura da Palavra de Deus colocando-se intimamente na Sua Presença, desejando escutá-Lo por meio da Palavra e conversar com Ele. É dos maiores tesouros da igreja essa prática e uma necessidade cada vez maior para nós cristãos de parar e escutar, parar e falar com o Amado de nossa alma, Senhor de nossas vidas, Mestre na caminhada.

Essa leitura se divide nos seguintes passos:

 

* É importante seguirmos essa sequência, e procurarmos aos menos ficar 30 minutos do dia com o Senhor. Lembre-se de procurar oferecer o melhor para Quem sempre dá todo o Seu melhor por ti.

 

1º passo: leitura - o texto em si.
Faça a leitura atenta, calma e perseverante do texto. É diferente de devorar palavras. Vá ao texto com um olhar de quem o lê pela primeira vez (mesmo que já o tenha lido mil vezes). Entre em relação com o texto e, por meio dele, com o autor. Você pode repetir a leitura quantas vezes quiser para memorizar o texto. Preste atenção nos personagens (o que fazem, o que sentem...), sublinhe palavras ou frases que mais chamaram sua atenção. Mesmo que o texto seja um pouco difícil, é bom ficar só com ele, sem procurar outros subsídios que ajudem a explicá-lo. Isso poderá ser feito após o momento da Leitura orante.
 
2° passo: meditação - O que Deus fala para nós por meio do texto.
Esse é o momento para repetir, mastigar, entrar em diálogo com o texto, para que o sentido do texto se atualize e penetre em sua vida. Fazer como Maria que "guardava e meditava em seu coração" (Lc 2,19.51) e, assim, você descobrirá que a "palavra está ao seu alcance, está em sua boca e em seu coração, para que você a possa cumprir" (cf. Dt 30,14).
 
3° passo: a oração - o que o texto nos faz dizer a Deus.
A força que emana da Palavra de Deus, quando é levada a sério pela leitura assídua e pela meditação, fala aos nossos sentimentos e faz brotar de dentro do nosso coração uma resposta de amor em forma de agradecimento, de pedido de perdão, de intercessão. Esse é o momento da oração. Até agora, Deus falou a você, chegou a hora de você responder a ele.
 
4° passo: contemplação - um novo olhar a partir de Deus.
Esse é o último passo da leitura orante. Ponto de chegada e novo começo. Contemplar é saborear, desde já, algo do amor de Deus que supera todas as coisas. É começar a ver o mundo e a vida com os olhos de Deus. A partir de agora, a nossa atenção se dirige à presença de Cristo na vida, em nosso cotidiano, nas pessoas. A luz da Palavra ilumina os olhos da mente e do coração para discernir a vontade de Deus nos acontecimentos de cada dia.
 
 
Boa meditação a todos! Que vocês não se cansem de beber na fonte de Água Viva!